Mercado Digital

Publicado: 17 de fevereiro de 2008 em E-commerce
HOME: REVISTA: E-commerce
Mercado Digital
ROBERTA NAMOUR
BUSCA PELA INTERNET
Usuários do metrô de São Paulo já podem contar com um sistema de busca pela internet para achados e perdidos. A ferramenta agiliza o processo de localização de documentos e objetos. Qualquer item que possua nome, endereço completo, telefone ou e-mail é imediatamente cadastrado no sistema pelos funcionários das estações. A direção do metrô informa que, apesar do sistema online, os donos de artigos continuarão sendo procurados.BALLMER CONTRA-ATACA
Apesar de o Yahoo! ter recusado publicamente a oferta de compra feita pela Microsoft no valor de US$ 44,6 bilhões (R$ 78,18 bilhões), a empresa de Gates demonstrou que não pretende desistir. Horas após a resposta negativa, a gigante reiterou sua proposta no mesmo valor anunciado anteriormente. “É uma pena que o Yahoo! não tenha aceito nossa oferta, justa e completa, de fundir as duas empresas”, declarou a Microsoft. A companhia de Jerry Yang diz que a proposta defendida por Steve Ballmer os subestima de maneira “substancial”. No entanto, o comunicado não descarta novas propostas. Entre as prováveis opções para fugir da gigante estariam a retomada das conversas com a AOL para uma possível fusão e a parceria com o Google ou com a Disney.

LOGIN UNIFICADO
A Fundação OpenID ganhou novos aliados. IBM, Microsoft, Google e Yahoo! passam a figurar entre os mais de dez mil sites com processo de login unificado. A tecnologia permite que as pessoas utilizem o mesmo nome e a mesma senha para acessar todos os portais que fizerem parte da OpenID. No entanto, analistas afirmam que o grau de segurança desse sistema ainda é questionável.

QUAL É O SEU RECHEIO?
A Calbury Adams faz sua estréia no mundo digital das comunidades online. O portal do chiclete TridentSplash foi lançado para ajudar internautas a encontrar pessoas com “recheios” que combinem. A idéia não é concorrer com MSN, Orkut ou blogs, mas aproximar usuários com perfis semelhantes e indicá-los a outras comunidades das demais redes sociais de seus interesses.

PRATELEIRA
SCANNER OPTICFILM – da Plustek. Aparelho digitaliza negativos e positivos de filmes, além de slides. Por R$ 1.139
APRESENTADOR MULTIMÍDIA – da Targus. Produto sem fio pode ser utilizado até 15 metros de distância da base. Por R$ 219

RESPOSTA INSTANTÂNEA

Mikko Hypponen, diretor do laboratório de pesquisas da fabricante finlandesa F-Secure

Por que o Brasil é considerado um dos países mais vulneráveis em termos de ataque de hackers?
A legislação local e a falta de preparo da polícia para atuar em casos de crime eletrônico certamente contribuem com o crescimento dos ataques. Para se ter uma idéia, 30,7% dos bancos atingidos por trojans (vírus) são brasileiros. Nos Estados Unidos este número é de apenas 16,9%. O grande número de computadores vendidos hoje no Brasil e a popularização da tecnologia também favorecem o aumento de hackers.

O que as empresas e as instituições bancárias podem fazer para evitar esses ataques?
No caso dos bancos, só parte do problema pode ser solucionada. Não importa o quanto é investido na segurança dos sistemas porque seus clientes de internet banking continuam efetuando transações de suas máquinas, que geralmente não trazem nenhum tipo de segurança. Já as empresas em geral podem se proteger equipando as máquinas com níveis de proteção.

Quais são as grandes ameaças previstas para 2008?
Novos cavalos-de-tróia para bancos, rootkits (vírus que escondem dos sistemas de segurança outros vírus que estão no computador), ameaças para telefones móveis e, possivelmente, os primeiros vírus para redes Wi-Fi.

APPLE DESACELERA
Depois de bater a marca de quatro milhões de iPhones vendidos, a Apple está reduzindo sua produção em até 60%. A constatação é do FBR Research, grupo que faz análises financeiras em Wall Street. A redução na produção se estende também aos iPods. A causa seria o impacto da provável recessão dos Estados Unidos nos consumidores.

SPIELBERG CRIA GAME
O esperado Boom Blox estará em breve nas mãos dos gamers. O jogo, que é a estréia da parceria entre o diretor de cinema Steven Spielberg e a produtora de games Electronic Arts, começa a ser vendido em março para o Nintendo Wii. O game oferece atividades para serem jogadas em família. Com mais de 300 fases e 30 personagens diferentes, a estratégia é causar o máximo de destruição movendo o menor número de blocos. A inspiração de Spielberg veio de seu primeiro contato com o Wii.

PUBLICIDADE INTERATIVA
Campanhas publicitárias vão ganhar um ar high tech. A Ginga Agência Interativa criou uma luva que permite ao internauta controlar o computador com o movimento das mãos. A nova tecnologia vai ser aplicada a partir de maio em suas ações publicitárias de integração de mídia. “A publicidade online, que movimentou R$ 500 milhões em 2007, deverá crescer 30% em 2008. Com os investimentos para buscar novas formas de plataforma de comunicação, a expectativa é crescer 100% neste ano”, afirma Breno Amorim, diretor de tecnologia da empresa.

BANDA LARGA NAS ESCOLAS
Nós próximos dias o plano de levar internet banda larga a 55 mil escolas públicas no Brasil será colocado em prática. O anúncio foi feito pelo presidente Lula, que afirma concluir o projeto até 2010. A iniciativa pela inclusão digital tem parceria com as empresas privadas e contará com recursos das pastas da Educação e das Comunicações.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s