10 milhões de câmeras digitais circulam no Brasil

Publicado: 12 de abril de 2008 em E-commerce

cameras

Segundo pesquisa divulgada hoje, 9, pelo gerente de marketing da Kodak Brasileira, Márcio Portella Daniel, o Brasil deverá fechar 2008 com uma base instalada de 14 milhões de câmera digitais. No momento, este número gira em torno de 10 milhões de unidades. O levantamento ainda aponta que no Brasil há em circulação um total de 40 milhões de dispositivos de captura de imagem, seja em celulares, câmeras digitais ou máquinas fotográficas convencionais. No entanto, ainda de acordo com a pesquisa, a venda de câmeras digitais no mercado paralelo permanece alta no país, correspondendo a cerca de 40% da comercialização desse produto.

Para efeito de comparação, Márcio Daniel revelou que o número de cliques no mundo passou de 100 bilhões em 2001 para 200 bilhões em 2008, com uma média de 600 fotos por ano por “fotógrafo”. “Os consumidores estão tirando mais foto do que nunca”, contou ele.

Daniel afirma que a estratégia da Kodak no ramo de fotografias digitais é incentivar os usuários a revelarem suas fotos. “Antes a indústria investia para que o consumidor aumentasse o número de cliques, já que para ver a imagem tirada ele era obrigado a revelar a foto. Com a câmera digital, não é preciso imprimir para ver a imagem”. Colocando isso em números, significa que apenas 15% das fotografias digitais salvas no Brasil são reveladas. Nos Estados Unidos esse percentual é de 25%.

Um dos motivos apontado como empecilho para a revelação das fotos é a multiplicidade de opções de interação com as imagens que o usuário atual possui: ele pode gravar em CD, armazenar em cartão de memória ou guardar no próprio computador.

O executivo aponta que custo, falta de conhecimento e conveniência são alguns dos fatores que desestimulam os consumidores a revelarem suas fotos. Ao mesmo tempo, Márcio afirma que a vontade de compartilhar as imagens com os amigos e emoldurar as fotos incentivam a impressão.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s