Programas gratuitos permitem montar pacote de segurança

Publicado: 10 de maio de 2008 em E-commerce

EMERSON KIMURA
Colaboração para a Folha de S.Paulo

A variedade e o número de softwares maliciosos não param de aumentar. Os malwares se espalham pela internet e por meios off-line –como pendrives–, o que torna qualquer micro um alvo em potencial.
Mas crescem também as opções de programas que ajudam a aumentar a segurança do computador. Os melhores pacotes destinados a isso –como Kaspersky Internet Security, Eset Smart Security e Symantec Norton 360– só têm versões pagas. É possível, porém, montar um bom conjunto a partir de programas gratuitos.

Antivírus

Apesar do nome, os antivírus não se resumem apenas à detecção de vírus, mas procuram diversos tipos de malware. Um bom aplicativo deve detectar e eliminar uma grande variedade de malwares a cada varredura e oferecer proteção em tempo real, checando automaticamente cada arquivo acessado.

Os testes mais conceituados atualmente são realizados pelos independentes AV-Comparatives e AV-Test.org. Eles avaliam as versões pagas, mas os resultados podem servir como referência para as edições gratuitas -ao fazer isso, é preciso atentar para as limitações destas. Vale também pesquisar o Wilders Security.

Os antivírus gratuitos mais elogiados hoje são o Avira AntiVir Personal e o Alwil avast! Home Edition.

O primeiro se destaca por oferecer excelente taxa de detecção, varredura veloz e anti-rootkit (apaga programas ocultos utilizados por invasores para controlar o sistema da vítima). Em contrapartida, pode apresentar muitos falsos positivos (quando acusa erroneamente um programa de ser malware) e não tem scanner de e-mail nem anti-spyware.

O avast! é uma opção mais completa -além de boa taxa de detecção, tem scanner para e-mail, proteção para transmissões de mensageiros instantâneos e P2P (ponto a ponto), filtro HTTP (para dar mais segurança à navegação na web), anti-rootkit e anti-spyware.

O Grisoft AVG Anti-Virus Free Edition, que popularizou o conceito de antivírus gratuito, não goza do mesmo prestígio dos dois concorrentes. Tem anti-spyware e razoável taxa de detecção. Um de seus maiores atrativos costumava ser o baixo uso de memória, mas alguns usuários reclamam que isso mudou na nova versão (8).

É bom fazer periodicamente uma varredura completa da máquina. Uma opção é o serviços on-line da Kaspersky. Ele não elimina os malwares que encontra –é preciso fazer isso manualmente–, mas utiliza o elogiado mecanismo da marca.

Firewall

O firewall é o programa que permite analisar e controlar o tráfego de dados na rede e pode ajudar a prevenir ataques on-line. Um dos mais conceituados é o Comodo Firewall Pro.. Altamente configurável, é indicado para usuários avançados.

Também muito elogiado e poderoso é o Tall Emu Online Armor. Uma solução simples e eficaz é o Sunbelt Personal Firewall. O ZoneAlarm, que, como o AVG, foi um dos freewares pioneiros em sua área, tem como vantagem a facilidade de uso.

Não é recomendável instalar mais de um antivírus e mais de um firewall simultaneamente –desabilite o firewall do Windows ao colocar outro.

Anti-spywares dedicados são úteis, principalmente se o antivírus e o firewall escolhidos não tiverem nenhum. Confira o Spybot – Search & Destroy, o Spyware Terminator, o Spyware Doctor Starter Edition –incluso no Google Pack — e o Microsoft Windows Defender.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s