Americanas.com e o foco no usuário

Publicado: 16 de maio de 2008 em E-commerce

Estes dias estava pensando em alguma matéria interessante para escrever e inacreditavelmente um colega veio me perguntar se eu sabia aonde fazia cadastro no site das Americanas.

Achei estranho a pergunta e fui dar uma olhada. Depois de gastar alguns minutos, não consegui achar o tal “cadastro”. Impossível um e-commerce deste nível esconder o cadastro. Comecei a dar uma boa navegada, vi alguns erros críticos e acabei achando a tal matéria que buscava.

A idéia é apresentar erros de usabilidade, acessibilidade e arquitetura de informação em um grande portal e mostrar o quanto este tipo de estudo e preocupação ainda é deixado de lado, mas vamos lá.

Buscando o cadastro

Ao entrar no site da Americanas.com, no topo, não há nenhum opção “faça seu cadastro” ou “cadastre-se”. A opção mais próxima que existe é “Meu cadastro”, mas se eu não tenho cadastro, esta opção não me serve de nada. Mas vamos clicar, talvez esteja ai o tal cadastro…

Menu da americanasMenu da americanas

Quando entramos na opção “Meu Cadastro”, nos deparamos com esta tela:

Imagem da tela de Meu CadastroImagem da tela de Meu Cadastro

Se você olhar bem, verá as opções “Já sou cliente”, “Consultar Pedido”, “Esqueci minha senha” e “Meu e-mail mudou”. Ou seja, NADA de “Cadastre-se”.

A única forma que achei de se cadastrar foi fazendo a simulação de uma compra. Ou seja, escolhendo um produto, indo para o carrinho, finalizando o pedido, ai aparece esta tela:

Tela com opção de cadastroTela com opção de cadastro

Chegamos, finalmente, à opção de se cadastrar, mas isto foi fácil ou intuitivo? Já pensou o número de pessoas que abandonou este e-commerce e foi navegar no concorrente? Veja como seria fácil solucionar o problema do cadastro:

Menu com opção para cadastroMenu com opção para cadastro

Leitura cansativa

Navegando pelo site, percebi que em boa parte dos textos temos um erro de acessibilidade grave:

Pouco espaçamento entre as linhasPouco espaçamento entre as linhas

Repare que o espaçamento entre as linhas é muito pequeno. Algumas linhas como a que está destacada, chegam a estar grudadas e isso, para pessoas com idade avançada, é horrível, pois sua vista já está cansada e este pouco espaçamento dificulta a leitura. O que recomendo é um espaçamento de 18px, que é ideal para uma boa leitura.

Veja um exemplo de como a leitura fica mais fácil com um bom espaçamento:

Espaçamento maior entre as linhasEspaçamento maior entre as linhas

Pular para o conteúdo

Uma das recomendações para sites acessíveis é um link para pular diretamente para o conteúdo. Ou seja, quem usa leitor de tela ouvirá a cada nova página todo o topo do site da americanas e isso inclui todos os botões, menu lateral e etc, até chegar ao conteúdo que está no meio do site.

O grupo Acesso Digital já havia avisado isto em seu vídeo recente, mas nada foi feito na reformulação para a versão atual do site, veja abaixo:

Menu sem a opção de pular para o conteúdoMenu sem a opção de pular para o conteúdo

Veja como é fácil criar um menu acessível:

Menu com a opção de pular para o conteúdoMenu com a opção de pular para o conteúdo

Ao clicar neste botão, o usuário iria para a parte de conteúdo e não seria obrigado a ouvir todo o conteúdo do menu novamente.

Cartão Americanas

Um outro erro de usabilidade é ao clicar em “Cartão Americanas”, no lado direito do menu:

Opção do Cartão Americanas no menuOpção do Cartão Americanas no menu

Ao clicar neste link, o usuário é levado a uma página que lembra qualquer outra página da americanas, com flash com produtos e abaixo outros produtos:

Página do cartão americanasPágina do cartão americanas

Em nenhum momento, ao bater o olho inicialmente, você tem a certeza de estar em alguma página de aquisição de cartão, ou de vantagens e benefícios, mas se você reparar e começar a ler o menu que surgiu no lado esquerdo (que inclusive tem um erro de taxonomia), você percebe que fala sobre o cartão realmente, mas a página apresentada poderia ser mais expressiva, como por exemplo:

Página do cartão americanas reformuladaPágina do cartão americanas reformulada

Fica bem mais fácil saber que você está na área certa e como utilizá-la desta forma, não!?

Por enquanto é só pessoal. Na próxima matéria trago outros erros no site da americanas, alguns bem graves como a busca. E em breve irei disponibilizar em meu blog um vídeo com todo este teste narrado, não percam.

E está no ar o site do 1º Workshop de Arquitetura da Informação, Acessibilidade e Usabilidade, que inclusive o iMasters está apoiando. As vagas são limitadas, então reserve já a sua: www.waiu.com.br

Matéria Retirada do Fórum iMasters e escrita por Alexandre Formagio

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