E-commerce

Revista: E-commerce – Site Terra: Por Roberta Namour

DOWNLOAD CENTER NO BRASIL

OWal-Mart acaba de lançar o primeiro Download Center do Brasil, em parceria com a Coolnex Entretenimentos, em sua unidade de Alphaville. São totens que permitem ao usuário baixar músicas digitais legalizadas, através de equipamentos interativos, semelhantes às máquinas dos aeroportos para checkin. O cliente pode criar o seu próprio CD ou transferir músicas para seu tocador digital. O acervo oferece mais de 400 mil músicas e é atualizado semanalmente. As faixas custam a partir de R$ 0,99. O Wal-Mart Brasil tem hoje 315 lojas. O plano de expansão de 2008 prevê 36 novas lojas, com investimento de R$ 1,2 bilhão.

MENOR E MAIS POTENTE

O mercado continua de olho no potencial dos tocadores digitais. A novidade do momento é o Zen, da Creative, que tem o tamanho de um cartão de crédito. O aparelho reproduz música, vídeo e fotografias. Com visor de 2,5 polegadas e até 16,7 milhões de cores, o Zen suporta música no formato AAC, MP3 e WMA. Nos Estados Unidos, o Zen custa a partir de US$ 80. Estima-se que, em 2007, as vendas de música digital cresceram 40% e os downloads da internet geraram receita de US$ 2,9 bilhões para as gravadoras.

OVADA NELE

A ovada recebida no mês passado por Steve Ballmer, presidente da Microsoft, inspirou a criação de um jogo online, que já se tornou um fenômeno nos EUA. O usuário assume o papel do agressor e o objetivo é sujar ao máximo o executivo – o rosto é o local que mais rende pontos. O jogo está disponível no site http://www.egg-attack.com. Ballmer foi atacado com uma chuva de ovos após receber o título de doutor honoris causa na Universidade Corvinus, em Budapeste.

RESPOSTA INSTANTÂNEA
Michael Mendenhal, vice-presidente da HP

O sr. foi diretor de comunicação da Disney, durante 17 anos. Que aprendizado levou para a HP?
O tempo que passei na indústria de mídia e entretenimento fez com que eu percebesse como o conteúdo digital ganhara importância. Na Disney isso virou uma das nossas três estratégias: como poderíamos fazer a digitalização de seu conteúdo e como isso poderia ser distribuído e comercializado.

Qual o atual foco da HP?
Se você considerar o fato de que somente 2% do conteúdo produzido pela sociedade é digitalizado e que esse número dobra a cada 18 meses, existe uma pressão enorme em infra-estrutura de TI. Tanto o hardware como o software e as soluções de armazenamento e serviços de conteúdo são, na verdade, um meio de ajudar as pessoas a fazer seu trabalho. A HP tem essa função de fornecer o que as pessoas precisam para trabalhar de uma forma mais fácil, com mais eficiência, com menores custos e com menos agressões ao meio ambiente. Mesmo com a explosão de conteúdo, você não precisa aumentar a área construída e a energia gasta e a HP está liderando nesse sentido. A idéia central é que dentro desta nova realidade, tudo é serviço. Temos feito aquisições de empresas e adicionado capacidades em software para agregar valor, como a Logoworks, empresa de desenvolvimento gráfico e criativo.

Qual a estratégia da companhia no Brasil?
O Brasil tem hoje 42 milhões de internautas e, desses, 71% já trabalham com a banda larga. A HP tem uma oportunidade enorme aqui, principalmente no que se refere a redes sociais, que se tornaram um fenômeno no Brasil. Nós estamos desenvolvendo estratégias de marketing para interagir com o mundo digital.Um exemplo foi a criação do site IdeasLab, um espaço aberto ao público para projetos inovadores.

PRATELEIRA
PALM CENTRO – da Palm. Smartphone com tela colorida touchscreen, câmera digital de 1,3 megapixels e MP3 Player. Por R$ 200 nos planos especiais da TIM, VIVO e Claro.
KODAK EASYSHARE M103 – da Kodak. Com dez megapixels de resolução, visor colorido LCD de três polegadas e estabilizador de imagem digital. Por R$ 1.199.
TECIDO TREINADOR

Atletas de alto nível precisam do auxílio de um treinador para direcionar a preparação diária. Mas, com a invenção do Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia, parte desse trabalho será feita pela própria camisa que o esportista estiver usando. A tecnologia, chamada Biotex, identifica a carência de água e de nutrientes do corpo, através da medição do nível de sódio, potássio e acidez do suor do atleta. Sensores passam a mensagem via sistema sem fio ao relógio do usuário, alertando para a hora de fazer uma pausa e repor líquidos.

foi quanto o portal de ecommerce Amazon deixou de faturar nos 90 minutos em que ficou fora do ar, na sexta-feira 6 – o equivalente a US$ 517 por segundo

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