Internautas protestam contra censura a comercial com beijo gay

Publicado: 26 de junho de 2008 em E-commerce

da Folha Online

Internautas estão protestando na rede contra a retirada de um comercial de televisão no Reino Unido que mostra um beijo entre dois homens. Eles propõem um boicote à Heinz, fabricante da maionese anunciada no filme, e acusam a empresa de homofobia.

O reclame é uma sátira da clássica “propaganda de margarina” e mostra a manhã de uma família feliz, formada por um casal de homens e duas crianças. Um deles prepara o lanche das crianças com o uso da maionese e, no final, o casal se beija.

Reprodução
Cerca de 200 pessoas consideraram a propaganda da Heinz
Cerca de 200 pessoas consideraram a propaganda da Heinz ofensiva

Segundo o jornal britânico “Times”, a Heinz decidiu tirar o comercial do ar em razão de cerca de 200 espectadores terem reclamado ao Advertising Standards Authority sobre o conteúdo da fita, por considerá-lo ofensivo.

No Facebook, há ao menos 13 comunidades sobre o assunto –a grande maioria condena a retirada do comercial. O grupo “Boycott Heinz! Until the return of the gay kiss advert” (“Boicote a Heinz! Até a volta do comercial com o beijo gay”) já tem mais de 1.180 membros.

“O melhor modo de protestar é feri-los onde dói. Essa é uma sociedade capitalista e é hora de mudar nossos hábitos até que o anúncio seja colocado de volta no ar”, diz a descrição da comunidade.

No YouTube, em que o filme já recebeu diversas cópias, os internautas também protestaram contra a retirada. “Vamos tirar as relações heterossexuais das vistas das crianças também. Vamos lá. Sem mais beijos heterossexuais em televisões e filmes”, ironiza um internauta, nos comentários dos vídeos.

“É nossa política ouvir os consumidores. Nós reconhecemos que alguns consumidores se mostraram preocupados com o conteúdo do anúncio e isso fez com que nós decidíssemos tirá-lo do ar”, afirmou Nigel Dickie, diretor de relações corporativas da Heinz UK, ao “Times”.

A decisão de não exibir mais o anúncio foi tomada na semana passada e desde sexta-feira passada o filme está fora do ar no Reino Unido.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s