Hackers pegam carona na greve dos Correios para espalhar vírus

Mensagem fraudulenta diz que internauta tem um Sedex para receber.
Quando clica para saber mais, ele pode infectar seu computador.

Do G1, em São Paulo

Criminosos da internet passaram a usar a greve dos Correios, que já completa 18 dias, para espalhar códigos maliciosos na internet.

Um e-mail criado pelos golpistas diz que o internauta tem um Sedex para receber, mas que a encomenda está parada por causa da greve. Para saber mais, o texto sugere que o usuário baixe um arquivo em seu computador, sem saber que se trata de um vírus.

Em comunicado, os Correios informam que “jamais enviam e-mails ou telegramas diretamente a clientes, exceto em resposta às consultas solicitadas e mediante a autorização do cliente, por meio de cadastramento prévio”. O texto não informa o que o vírus faz no computador das vítimas.

“Ao receber qualquer e-mail em nome dos Correios sem que tenha solicitado, recomendamos que o apague imediatamente. Não abra nenhum arquivo anexado nem clique nos links oferecidos. Os Correios alertam ainda que esses e-mails não devem ser respondidos pelos destinatários sob hipótese alguma”, continua.

Bastante propagado, esse tipo de golpe é chamada de phishing scam. Com ele, piratas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s