Google promete Orkut 100% normalizado até quinta-feira

Publicado: 23 de julho de 2008 em E-commerce
Depois de ‘apagão’, site ainda continua indisponível para alguns usuários.
Prazo para estabilização divulgado pelo Google termina na quinta de manhã.

Apesar de muitos usuários terem conseguido entrar no Orkut nesta terça-feira (22), um dia depois da pane que deixou o site inacessível, o serviço só deve ser completamente normalizado para todos os internautas na manhã de quinta-feira (24). Foi o que informou o Google, na noite desta terça.

“Todos os perfis afetados pelo bug [falha] serão reestabelecidos e voltarão ao normal em até 36 horas, sem qualquer dano à segurança e integridade das informações”, disse a empresa. Se esse período for contado a partir do horário do comunicado, o prazo para a estabilização da rede social termina na manhã de quinta-feira. “Nossa equipe de engenharia está totalmente comprometida em manter o Orkut seguro para os usuários”, continuou.

Sem detalhar o problema que afetou seu site de relacionamentos, o Google afirmou ter identificado na segunda-feira (21) um problema que afetava os perfis de usuários. “Desabilitamos o acesso aos serviços do Orkut para verificar a integridade dos dados. Lamentamos qualquer inconveniente.” Ainda nesta terça-feira, muitos internautas reclamaram da indisponibilidade da página que, quando acessada, exibia uma mensagem como esta abaixo (em inglês ou português, dependendo da configuração):

Em entrevista ao G1, o diretor de comunicação do Google Brasil descartou a possibilidade de um ataque externo, realizado por hackers, ter causado o problema. “Sabemos que foi uma questão interna”, afirmou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.

 

 Agito

Logo que começaram a notar a indisponibilidade da página, os usuários correram para outros sites — blogs e Twitter, por exemplo — para reclamar do problema. As manifestações também foram muitas quando a rede voltou: alguns comemoraram, enquanto outros criticaram quem não sabe viver sem Orkut.

No Twitter, esse foi o principal assunto de terça-feira. Enquanto alguns debochavam do site — que no início de sua popularização apresentava muitos problemas técnicos –, outros compartilhavam sua real preocupação. “Acabei de falar que não tô nem aí pro orkut, mas 180 dias já é demais né?”, escreveu uma internauta. Nessa mesma linha, podia-se ler comentários do tipo: “tô com abstinência de orkut”, “volta orkut.voltaaaaaaaaaaaa”, “já que o orkut não volta logo, vou dormir”, “tá todo mundo aqui morrendo por causa desse orkut” e “ok, orkut. acabou a brincadeira. pode voltar, vai.”

Quando o serviço voltou, os comentários continuaram: “infelizmente parece que o Orkut já voltou”, “o Orkut voltou e a paz virtual também” e “muito barulho por nada. Orkut já tá funcionando” foi o tom dos curtos textos postados no Twitter na manhã desta terça.

Na blogosfera, o clima foi o mesmo. Além da turma dos desesperados com a pane, muitos aproveitaram a situação para fazer piada. “O Orkut foi fechado a pedido da Polícia Federal devido ao grande índice de pedofilia na rede. O aviso de “manutenção” é apenas para suavizar o processo, que ainda está em andamento. Agora contente-se com o sites de joguinhos em flash”, escreveu este blogueiro.

Depois de entrar no ar, o próprio Orkut virou cenário das discussões sobre o problema. O tópico “Que que aconteceu?”, criado nesta terça (22), já tem 837 comentários referentes à recente pane. “Será que eles não fuçaram nos nossos profiles [perfis] e cadastros atrás de informações suspeitas?”, questionou um dos participantes do grupo. “Um dos motivos foi pra dar um susto nos usuários e pra todos nós aumentarmos nossa dependência no Orkut”, especulou outro. “O Orkut tá consertando alguns erros ortográficos”, dizia outra mensagem.

O Orkut é a rede social mais acessada pelos brasileiros (69,8% dos internautas domésticos em maio). Em segundo lugar, diz o Ibope//Netratings, fica o Sonico (7,9%), seguido por MySpace (4,8%), Via6 (4,1%), hi5 (2,8%), Haboo (1,7%) e Facebook (1,6%).

Fonte G1 – Globo.com

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s