Falha da Claro dá acesso a mensagens pessoais

Publicado: 24 de julho de 2008 em E-commerce

Um problema técnico na operadora Claro fez com que mensagens pessoais de secretárias eletrônicas de usuários da região de Ribeirão Preto –DDD 16– pudessem ser acessadas ontem, durante duas horas e meia, por qualquer pessoa que ligasse para celulares desligados ou que caíam na secretária.

A Folha constatou que o problema ocorreu entre as 14h30 e as 17h. A reportagem ligou para ao menos 15 celulares pós-pagos da Claro. Era possível ouvir as mensagens de voz do dono do aparelho, em vez da secretária eletrônica, e o bipe que indica o início da gravação.

Com a autorização de usuários, a reportagem teve acesso total ao menu da secretária eletrônica de alguns celulares. Foi possível, por exemplo, ouvir todas as mensagens novas e/ou armazenadas, além de realizar alterações na mensagem de boas-vindas do aparelho.

A reportagem constatou que o problema atingiu ainda celulares de secretários da administração municipal de Ribeirão e um promotor de Justiça. Nesses casos, a Folha desligou antes do início das mensagens.

Para o promotor dos Direitos do Consumidor de Ribeirão, Carlos César Barbosa, a falha foi “gravíssima”. “A operadora permitiu a invasão da privacidade do consumidor. Isso caracteriza, no mínimo, dano moral. Foi um erro imperdoável da operadora”, disse Barbosa. “Recomendo ao usuário que tenha sido vítima de danos morais ou materiais que entre com ação judicial.”

Em nota, a Claro admitiu o problema e pediu desculpas. “A ocorrência verificada no software responsável pelo controle de chamadas para caixa postal, entre 15h30 e 16h45, atingiu algumas cidades de DDD 16 e foi solucionada. A operadora pede desculpas pelo transtorno.”

Fonte: Folha Ribeirão

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s