Pragas virtuais já ultrapassam marca de 11 milhões, diz estudo

Publicado: 24 de julho de 2008 em E-commerce
Empresa diz receber 20 mil amostras de códigos suspeitos por dia.
Muitos desses programas são cavalos de Tróia, criados para roubar informações.

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (23) pela empresa de segurança Sophos afirma que o número de códigos maliciosos existentes já ultrapassa os 11 milhões – a conclusão tem como base uma pesquisa concluída em junho deste ano. A companhia diz receber, diariamente, 20 mil amostras de programas suspeitos, ou um a cada quatro segundos.

Saiba como se proteger das ameaças da internet

“Muitas das pragas existentes são cavalos de Tróia, desenvolvidos para roubar informações discretamente dos usuários de computador ou comprometer suas máquinas, para poder controlá-las”, diz o relatório.

O relatório também indica que a quantidade de e-mails maliciosos — aqueles que carregam anexos com vírus — vem caindo: foi de uma em cada 332 mensagens no primeiro semestre de 2007 para um em cada 2,5 mil no mesmo período de 2008.

A redução foi registrada porque, em vez de enviar esses códigos maliciosos, os hackers passaram a infectar sites vulneráveis — entre eles, estão muitas páginas de grandes empresas. De todos os endereços que apresentam riscos, 90% são legítimos (ou seja: não foram criados especialmente para golpes).

Em média, a empresa de segurança detecta 16,1 mil sites infectados por dia, ou um a cada cinco segundos. “Essa velocidade é três vezes mais rápida do que aquela identificada em 2007”, diz o comunicado. Para fazer com que os internautas acessem essas páginas, os golpistas divulgam na web ou sugerem em e-mails esses endereços.

Fonte G1

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s