Software gratuito faz manutenção em 1 clique

Publicado: 3 de agosto de 2008 em E-commerce

O Glary Utilities é um software gratuito que abarca uma série de ferramentas úteis para a manutenção do computador. Baixe-o em www.glaryutilities.com. É recomendável fazer back-up de arquivos importantes antes de usar o programa. Conheça abaixo algumas das ferramentas mais úteis do software e saiba como usá-las.

Manutenção em um clique – Esse recurso executa automaticamente seis ferramentas do programa –Limpador de Registro, Reparador de Atalho, Gerenciador de Inicialização, Limpador de Arquivos Temporários, Eliminador de Rastros e Removedor de Spyware. Na aba Manutenção 1 –Click, selecione as funções que quer executar e clique no botão Procurar por problemas. Depois da verificação, clique em Reparar problemas.

Limpar disco(s) – Essa ferramenta localiza automaticamente arquivos desnecessários para o funcionamento do sistema e os remove, liberando espaço no disco rígido. No aba Módulos, clique em Limpar & Reparar, depois em Limpar Disco(s) e escolha um ou mais discos rígidos. Clique em Próximo e aguarde a verificação. Ao fim, é possível selecionar os arquivos a remover. Clique de novo em Próximo e, finalmente, em Terminar.

Limpar registro – O Registro do Windows é um banco de dados com informações sobre configurações do sistema. Corrigir erros no Registro pode ajudar a melhorar o desempenho da máquina. Na aba Módulos, clique em Limpar Registro e depois em Verificar o Registro em busca de erros. Ao fim da verificação, clique em Reparar o Registro.

Análise de disco – Esse utilitário mostra as pastas mais volumosas, os tipos de arquivos que mais ocupam espaço e o ranking de arquivos mais pesados –em ordem decrescente. Assim, fica fácil ver o que está ocupando mais espaço no disco. Na aba Módulos, clique em Arquivos & Pastas e, depois, em Análise de Disco.

Escolha um ou mais discos rígidos a serem analisados. Quando localizar um arquivo de que não vai mais precisar, clique nele com o botão direito e escolha Excluir. Tome cuidado para não remover arquivos do sistema.

Gerenciar inicialização – Alguns programas, ao serem instalados, passam a iniciar simultaneamente com o Windows. O excesso de softwares executados automaticamente pode tornar a inicialização e a operação do sistema mais lentas. Com essa ferramenta, é possível verificar quais programas estão sendo iniciados automaticamente, além de conferir se alguns deles são maliciosos.

Na aba Módulos, clique em Otimizar & Melhorar e, depois, em Gerenciar Inicialização. Quando localizar um processo desnecessário ou suspeito –as informações sobre segurança partem de um banco de dados alimentado por usuários–, desmarque a caixinha ao lado do ícone do programa em questão e clique em Atualizar.

Outras funções – Há ainda ferramentas de correção de atalhos quebrados, eliminação de rastros de uso de internet e remoção de arquivos duplicados. 

Fonte: RAFAEL CAPANEMA
da Folha de S.Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s