Pirata virtual brasileiro acusado de invadir redes é preso na Holanda

Publicado: 15 de agosto de 2008 em E-commerce

A Polícia Federal informou nesta quarta-feira (30) que um suposto pirata virtual brasileiro foi preso na Holanda, sob acusação de controlar uma rede de computadores utilizada para fazer ataques virtuais a instituições bancárias e servidores de grandes empresas. A prisão ocorreu na terça-feira (29), durante a operação Conexão Holanda, uma parceria entre a PF e o FBI.

De acordo com a PF, o suspeito foi preso pela polícia holandesa quando negociava a venda de acesso a “computadores zumbis” –máquinas controladas por piratas virtuais por meio de programas invasores. O equipamento “dominado” pode ser usado para disparar spam, promover mais ataques ou furtar informações pessoais.

Além do suspeito, foram presos também um holandês e um outro homem acusado de envolvimento na fraude. Também na terça-feira, policiais federais fizeram buscas em dois imóveis do preso, em Taubaté e Caraguatatuba (SP) –foram apreendidos dez discos rígidos, quatro notebooks, 500 CDs e DVDs, além de documentos, informa a PF. O objetivo das apreensões é saber quantas máquinas o suspeito controlava.

A polícia informa que a operação resultou de quatro meses de investigações, realizadas por agentes do FBI e por policiais da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos e da Superintendência Regional da PF em São Paulo.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s