Ainda Em Ritmo de Olimpíadas – Saiba onde praticar esporte de graça em SP

Publicado: 25 de agosto de 2008 em E-commerce

Conjuntos esportivos do estado e da prefeitura oferecem aulas orientadas. Vagas nos clubes e ginásios dependem de ordem de chegada para inscrição.

Além de oferecer gratuitamente espaços e estrutura para a prática de esportes, a cidade de São Paulo dá aos seus moradores a possibilidade de treinar com o assessoramento de professores sem pagar nada. Com um pouco de sorte e insistência, o paulistano atento pode se exercitar em alguns dos locais indicados pelo G1 e, quem sabe, colaborar com o desempenho do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012.

 

Veja fotos de onde praticar esporte

Espalhados por São Paulo, há uma série de conjuntos desportivos que funcionam como clubes públicos. Neles, o morador da cidade pode se inscrever em cursos de esportes com turmas fechadas e treinos orientados por um professor.

 

Criado em 1945, o Complexo Desportivo Baby Barioni, na Zona Oeste, coloca à disposição aulas de natação, hidroginástica, futsal, vôlei, basquetebol, musculação, capoeira, alongamento, taekwondo e patinação artística. As turmas são divididas de acordo com o nível do aluno e para participar, é preciso apresentar um atestado de aptidão física e torcer por uma vaga na modalidade e horário que escolher.

 

De acordo com a direção, novas vagas são abertas a cada três meses. Até o ano passado, as turmas eram preenchidas por sorteio, mas havia alunos matriculados que não podiam cursar o nível seguinte porque não haviam sido sorteados. Agora, para evitar problemas de continuidade nas aulas, a rematrícula é automática, e a seleção para novas vagas é feita por ordem de chegada. A cada duas faltas seguidas sem justificativa, o aluno perde a vaga.

Na Zona Norte da capital paulista, onde funcionava a antiga Penitenciária do Carandiru, foi projetado o Parque da Juventude, que tem quadras e pistas dedicadas ao esporte. Para quem quer treinar e não tem tempo durante o dia, as portas do conjunto ficam abertas até as 2h da manhã, de terça a sábado. Os atletas podem contar com aulas gratuitas de tênis, vôlei, futsal, handebol, basquete, alongamento, ginástica e taekwondo, além do skate, que recebe uma atenção especial.

 Futuros medalhistas

Os Clubes da Cidade, distribuídos em mais de 40 endereços, devem receber nos próximos meses alguns dos futuros campeões brasileiros. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, um projeto chamado Clube Escola deve atrair para esses espaços os alunos da rede pública e suas famílias. As aulas especiais direcionadas aos pequenos e aos adolescentes não impedem, como explica a prefeitura, a participação dos veteranos nas atividades orientadas.

 
Alguns dos clubes apresentam modalidades olímpicas como atletismo, basquete, boxe, futebol, ginástica artística, judô, tênis, pólo aquático e até trampolim acrobático. Além deles, atividades físicas como dança e hidroginástica estão na lista, que sofre alterações dependendo da capacidade e das dependências de cada clube.

 

 Em meio ao verde

Quem não conseguir vaga nos cursos ou não tiver disponibilidade para treinar regularmente, pode ainda usufruir das quadras, pistas de atletismo e de ciclismo distribuídas nos 43 parques públicos espalhados pela cidade. A utilização das instalações não exige reserva ou inscrição, e os times normalmente dividem o uso por ordem de chegada.

 
O maior e mais procurado de todos os parques, o Ibirapuera, na Zona Sul, é famoso pelas opções de pista para adeptos do ciclismo e da corrida de rua. Outra opção para ciclistas e corredores é a Cidade Universitária, na Zona Oeste. Aos sábados, a Universidade de São Paulo libera a entrada de equipes de ciclistas, que aproveitam a amplitude das avenidas do campus.

 Serviço:

Conjunto Desportivo Baby Barioni
Endereço:Rua Germaine Burchard, nº 451
Telefone: 3673-5133

Parque da Juventude
Endereço: Av Zaki Nachi, n° 1309
Telefone:2251-2706

Cidade Universitária – USP
Av. Afrânio Peixoto, s/n°.
Telefone: 3815-8935

Clube Escola Ipiranga
Praça Nami Jafet, 45
Telefone: 2273-1302

Clube Escola Butantã
Rua Ernani da G. Correia, 367
Telefone: 3721-5711

Clube Escola Vila Curuçá
Rua Grapira, 537
Telefone: 6584-3865

Clube Escola Parque do Carmo
Avenida Afonso Sampaio e Souza, 2001
Telefone: 6748-7303

Clube Escola Tatuapé
Rua Monte Serrat, 230
Telefone: 2097-7435

Clube Escola Jabaquara
Rua Lussanvira, 178
Telefone: 5014-0049

Clube Escola Freguesia do Ó
Rua Jacutiba, 167
Telefone: 3975-7569

Clube Escola Lapa (Pelezão)
Rua Belmont, 957
Telefone: 3834-0032

Clube Escola Jardim São Paulo
Rua Veri, 425
Telefone: 2978-0254

Clube Escola Pirituba
Avenida Agenor Couto de Magalhães, 32
Telefones: 3904-1154

Clube Escola Vila Maria (Thomas Mazzoni)
Praça Jânio da Silva Quadros, 150
Telefone: 2949-9825

Clube Escola Santo Amaro
Avenida Padre José Maria, 555
Telefones: 5687-6340

Clube Escola Ibirapuera
Rua Pedro de Toledo, 1651
Telefones: 5549-5691

Clube Escola Mooca
Rua Taquari, 635
Telefones: 6694-7668

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s