Google lança navegador nesta terça em mais de cem países

Publicado: 2 de setembro de 2008 em E-commerce

Produto em versão de testes será disponibilizado no blog da empresa. Novidade vai concorrer com Internet Explorer e Firefox.

O Google confirmou que o lançamento da versão de testes do navegador Google Chrome será nesta terça-feira (2), em mais de cem países. “É apenas o começo”, escreveu a empresa que, por enquanto, só oferecerá o browser para usuários do sistema operacional Windows. O link para esse novo produto será disponibilizado no blog da companhia ainda nesta terça, “assim que ele estiver pronto”.

A companhia convocou a imprensa brasileira para um anúncio mundial nesta quarta-feira (3). Depois do vazamento da informação do lançamento pelo “Wall Street Journal”, o evento no país foi adiantado para terça (2), indicando que o Brasil pode estar na lista dos cem países que receberão o novo produto.

O Google Chrome pretende tornar a navegação na web mais rápida e prática, oferecendo novas funções agregadas à barra de endereços. Segundo o “Wall Street Journal”, o software terá código-fonte aberto, o que permitirá que programadores criem novas funções para o navegador. O Google estaria trabalhando no Chrome há dois anos.

Resumo em quadrinhos

O blog Google Blogoscoped divulgou nesta segunda (1º) uma história em quadrinhos de 38 páginas que fala sobre o navegador Chrome. O autor do blog, Philipp Lenssen, disse ter recebido as imagens do Google, e que a história teria sido criada pelo desenhista e roteirista Scott McCloud. Depois da divulgação, o Google acabou dando o link dessa HQ em seu blog, mostrando uma preocupação do produto com estabilidade, segurança e rapidez.  

A HQ começa dizendo que a internet, hoje, não veicula apenas conteúdo, mas também aplicativos — como jogos, ferramentas de chat e vídeos — e pergunta: não seria melhor começar do zero e criar algo novo?

  Projeto

O texto no blog explica que os funcionários do Google passam muito tempo usando navegadores. “Fazemos buscas, conversamos, mandamos e-mails. Em nosso tempo livre, fazemos compras, acessamos nossa conta bancária, lemos notícias e mantemos contato com amigos — tudo usando um browser. Por isso, começamos a pensar seriamente sobre que tipo de navegador deveria existir e a construir um usando os melhores elementos já existentes”, diz a página.

Segundo a companhia, foi necessário repensar completamente os navegadores para transformar páginas de texto em aplicações interativas. “O que precisamos não é simplesmente de um browser, mas também de uma plataforma moderna de sites e aplicações. É isso que nos propusemos a construir”, continua o texto. Entre as ferramentas adotadas no projeto, diz a empresa, estão algumas do WebKit, da Apple, e do Firefox, da Mozilla Foundation.

O Google Chrome, continua o post, seguirá o estilo da página inicial da ferramenta de buscas do Google: limpa e rápida. E a companhia também afirma que as versões para usuários dos sistemas Linux e Mac já estão a caminho.

Fonte: G1 São Paulo

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s