Empresas apostam em cartões de memória para substituir CDs de música

Publicado: 22 de setembro de 2008 em E-commerce

Projeto ‘slotMusic’ vai vender discos em cartões microSD de 1 gigabyte. Acordo da Sandisk envolve as quatro principais gravadoras do mercado.

Os discos de vinil foram substituídos pelos CDs, que, segundo apostas da SanDisk, serão substituídos pelos minúsculos cartões de memória.

A mudança pode parecer improvável, mas o acordo anunciado nesta segunda (22) pela empresa que fabrica os cartões envolve as quatro principais gravadoras do mercado: Vivendi/Universal, Sony, Warner e EMI.

O acordo entre as empresas é chamado de “slotMusic” e prevê a venda de cartões microSD carregados de músicas em formato MP3, sem proteção contra cópias. O objetivo é alavancar as vendas de músicas, aproveitando que os cartões são compatíveis com aparelhos eletrônicos populares, como smartphones e até videogames portáteis. Os álbuns serão vendidos em cartões de 1 gigabyte e virão acompanhados de cabo USB para permitir a conexão direta com computadores.

Os CDs ainda dominam as vendas de discos no mundo – foram 449 milhões de cópias físicas contra 50 milhões de álbuns digitais vendidos em 2007, segundo levantamento da Nielsen SoundScan. Mas as vendas dos “álbuns físicos” vêm caindo – diminuição de 19% no mesmo período. 

Não foram divulgados nomes de bandas e preços, mas os cartões devem chegar primeiro aos Estados Unidos e depois à Europa.

De volta à música

Rio Caraeff, vice-presidente executivo da Universal, diz que a gravadora vai lançar cerca de 30 discos na estréia do formato. “Queremos proporcionar os benefícios da música digital para as pessoas que freqüentam lojas ‘físicas'”, diz ele.

Já Russ Crupnick, analista do grupo NPD, diz que a indústria precisa “desesperadamente” levar as pessoas de volta à seção de música. 

“Não significa que nós queremos que as pessoas abandonem a seção de games, mas quando eles terminarem com ‘Guitar hero’, queremos que voltem para a seção de música”, diz ele.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s