Revolução do e-commerce está começando

Publicado: 30 de outubro de 2008 em E-commerce
Tags:, , ,

SÃO PAULO – O Brasil é um mercado em plena expansão para o comércio eletrônico, que deve crescer 40% em 2008.

 

O CEO do Pontofrio.com, Gérman Quiroga, apresentou a estimativa na sua apresentação no Seminário INFO sobre E-commerce na era da Web 2.0, realizado nesta segunda-feira (20) em São Paulo. Segundo ele, o mercado brasileiro já é maduro para o e-commerce e deve alcançar de 8 a 10 bilhões de reais em 2008. “As lojas virtuais são como barcos a vela, com o vento soprando ao favor”, disse.

 

No mundo virtual, o mais importante é ser veloz, na opinião de Quiroga. “Para isso, é importante que a operação de e-commerce seja independente, para tomar decisões na velocidade exigida, pois os ciclos de decisão são mais curtos”, disse.

 

Na visão de Quiroga, para crescer ainda mais, o e-commerce pode aprender muito com o mercado norte-americanos, que deve fechar 2008 obtendo 150 bilhões de dólares em vendas online, o que equivale a 6% do valor total de todo o varejo. O CEO do Pontofrio.com observa que nos EUA há diversos casos em que a loja virtual vende quase tanto quanto a loja física: o site TigerDirect.com, especializada em eletrônicos e informática, já obtém 45% das vendas da marca.

 

No mundo virtual, o cliente ganha poder, observa Quiroga. “O boca a boca e o boca no trombone ganham força”, disse. Por outro lado, seus hábitos na internet são acompanhados constantemente. Quiroga cita a Amazon como um exemplo de site que conhece profundamente o seu cliente. “A Amazon foi a precursora e ainda hoje é uma grande escola para os varejista, que sabe o que o cliente gosta”, diz. Para conseguir isso, o site promove a interação com o cliente, que produz o próprio conteúdo do site e faz recomendações. “É um poder viral, que contamina outros internautas.

Fonte: Revista Info

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s