Comparação de preços de produtos pela internet vira coqueluche

Publicado: 2 de dezembro de 2008 em Comércio Eletrônico (E-commerce)

A pesquisa de preços de produtos e serviços pela internet é a nova coqueluche no Reino Unido: segundo a consultoria Mintel, 40% dos britânicos utilizam sites comparativos antes de fazer compras, como o Confused.com, e o Gocompare.com. De acordo com a consultoria, o volume de pesquisas deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Embora esses sites estejam se tornando altamente populares –tanto entre consumidores quanto entre fornecedores, sem distinção– algumas companhias não estão nada felizes com a “interatividade” do consumidor. Algumas seguradoras, inclusive, recusam-se a colocar seus preços nos sites –e chegam a recorrer a campanhas de marketing para dissuadir seus clientes quanto ao seu uso.

O estudo de mercado diz ainda que, com esses mecanismos de pesquisa, os empresários têm muitos desafios principais pela frente, como, por exemplo, aprimorar o enfoque dos produtos devido ao aumento de concorrência e também investir em ferramentas de busca mais sofisticadas.

Diferença abissal

Em tempos de Natal e crise econômica, a tendência é pesquisar e, devido à economia de tempo, sites que oferecem esse serviço são mais procurados. No Brasil, existem alguns que possibilitam achar o preço mais barato.

A reportagem da Folha Online consultou três sites de pesquisa, cada qual analisando um produto diferente. A diferença de preços é impressionante.

O site Bondfaro, traz o iPod Touch de 16 Gb, por exemplo, com uma notável variação de preço de quase 100% –de R$ 899 em uma loja à R$ 1.598,50 em outra. O site abre espaço para comentários dos internautas sobre as qualidades e desvantagens dos produtos pesquisados.

No JáCotei, a reportagem fez a busca pelo novo livro do escritor português José Saramago, cujo título é “A Viagem do Elefante” : os preços ficaram entre R$ 28,90 e R$ 33,60 –uma aparentemente pequena, mas significativa diferença de pouco mais de 16%. A visualização do site também privilegia informações como condições de pagamento de cada loja, e o envio da pesquisa de preços por e-mail.

Já o Buscapé permite a procura de serviços para a casa, como o de detecção de vazamentos, por exemplo. Não há preços nessa busca, contudo, uma vez que eles variam conforme a necessidade do cliente. No site, que elenca os artigos mais procurados pelos usuários, uma das pesquisas mais utilizadas é a do monitor LCD Samsung Saphire Black T190, de 19”. A variação de preços do produto chega a quase 50% –a loja mais barata o oferece por R$ 470,90, enquanto o custo mais elevado do monitor fica a R$ 699.

Fonte: Folha Online

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s