Obama será primeiro presidente a ter celular

Publicado: 27 de janeiro de 2009 em Comércio Eletrônico (E-commerce)

BOBBIE JOHNSON, THE GUARDIAN

Barack Obama deverá ser o primeiro presidente dos Estados Unidos a trabalhar com e-mails, dentro das mudanças radicais quanto à maneira que a Casa Branca usará a tecnologia para fazer desta presidência a mais “aberta e conectada” da história.

Depois de vários meses decidindo se Obama, ávido usuário de BlackBerry, poderia continuar postando e recebendo e-mails em seu gabinete, notícias sugerem que os agentes do serviço secreto aprovaram o uso de um celular altamente protegido para e-mails pessoais.

Presidentes anteriores evitavam mensagens por e-mail por razões de segurança e legais. George W. Bush enviou seu último e-mail pouco antes de assumir o governo em 2001, e não há nenhum computador no Salão Oval. A notícia de que foi autorizado a usar seu serviço de e-mail pessoal deixou Obama aliviado, ele que já tinha dito que estava tão apegado ao seu Blackberry que “vão ter que arrancá-lo das minhas mãos”.

Choques tecnológicos são comuns na Casa Branca. Em 1992, a equipe de Bill Clinton se surpreendeu ao descobrir que não havia um único computador no lugar. Ainda estavam no tempo das máquinas de escrever. Durante aqueles oito anos, o vice-presidente Al Gore tomou para si a responsabilidade de desenvolver o governo online e ajudar o quanto fosse possível na implantação de uma infraestrutura de telecomunicações em todo o país.

Usar o site para medir a opinião pública e colher as reações das pessoas pode contribuir para o mesmo sucesso obtido por Obama na sua campanha, quando foram usados o website, e-mails e mensagens de texto para um levantamento sem precedentes de fundos, além de estabelecer uma conexão (ainda que ilusória) entre o candidato e as milhões de pessoas que contribuíram para a campanha.

Mesmo satisfeita com a sua imagem hi-tech, a administração Obama ainda precisa tomar decisões sobre como vai abordar essa tecnologia. Por exemplo, como vai escolher um diretor para essa área de informática, um posto novo que muitos esperam será preenchido por alguma figura conhecida do Vale do Silício, o que pode ajudar a levantar a economia em crise.

No vale que concentra a indústria hi-tech, situado na Califórnia, mais de 90% dos eleitores escolheram o democrata. Era difícil encontrar um único adesivo de John McCain. O velho candidato republicano não usa computadores.

Embora muitos nomes já tenham sido cogitados nos últimos meses, entre eles o diretor executivo do Google, Eric Schmidt, e o presidente da Apple, Steve Jobs, Obama ainda não decidiu.

Acredita-se que a escolha será entre um destes dois candidatos: Padmasree Warrior, diretor de tecnologia da gigante Cisco, ou Vivek Kundra, que tem o mesmo cargo no governo do Estado de Washington.

“Acho que o diretor de tecnologia de Obama deve ser do Vale do Silício”, diz Tom Foremski, analista do setor. “Temos pessoas muito capacitadas, mas o mais importante é que isso sirva como um reconhecimento fantástico de que temos um tesouro nacional aqui.”

Entre os ambiciosos planos de Obama está um programa para a informatização total do sistema de saúde dos Estados Unidos com registros médicos eletrônicos. A proposta, que envolveria um gasto de US$50 bilhões em cinco anos, tem por fim modernizar o sistema médico do país e eliminar a perda de tempo burocrática decorrente da manutenção dos registros em papel.

No entanto, um programa similar implantado na Grã-Bretanha para informatizar o sistema de saúde do governo, que custou US$17 bilhões, pode não deixar as pessoas tão otimistas. O projeto britânico, que é o maior programa de tecnologia da informação do mundo, opera com quatro anos de atraso e sempre tem problemas.

Fonte: Estadão Online

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s