René Abe, VP do BuscaPé Financial Services

Conte-nos um pouco sobre a FControl. Quais são suas expertises?
A FControl é uma empresa que fornece o mais completo portfólio de produtos e serviços, voltados ao gerenciamento de riscos de fraude, da atividade de comércio não presencial (Internet e Televendas):
– Serviços de Consultoria e Revisão Operacional
– Terceirização de Equipes de Análise de Fraude
– Soluções de Tecnologia Anti Fraude

Qual é o objetivo do sistema?

O modelo de trabalho da FControl tem uma única diretriz: adotar a melhor estratégia para que seu cliente tenha o melhor gerenciamento de riscos de fraude, em transações de venda não presenciais.

Normalmente uma rodada de revisão dos processos da empresa é realizada pela unidade FControl Consulting, para a identificação dos riscos dos processos estabelecidos. Essa rodada motiva a adoção de controles e práticas que economizam fortunas por preparar a empresa para ser eficiente ao usar tecnologias e processos avançados de detecção de fraude.

Feito isso, a empresa escolhe o formato que mais se encaixa a sua filosofia e a sua estrutura. Pode-se adotar o já consagrado sistema de detecção e gerenciamento de fraudes FControl, o único que usa inteligência artificial, baseada em redes neurais num banco de dados de transações 100% não presenciais, para a diferenciação de transações fraudulentas das não fraudulentas. O sistema FControl inclui um sistema de gerenciamento de pedidos de e-commerce para uso com múltiplos analistas de fraude: pode-se configurar filas de transações de alto, médio e baixo risco, filas com valor maior que X reais ou qualquer configuração que a empresa precise. O analista pode enviar a transação que ele achar complicada diretamente para a fila de seu supervisor sem precisar interromper seu trabalho, oferecendo a máxima eficiência para seu negócio.

Outra abordagem é quando a empresa segue a estratégia de foco em seu negócio principal e observa que pode usar os recursos que aplicaria em equipamentos de Call Center, operadores, computadores, telefonia em produtos e serviços para seu negócio. A FControl Serviços oferece terceirização completa de sua equipe de gestão de fraude, desde um único analista trabalhando meio período, até equipes completas trabalhando 7 dias por semana, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Qual é o seu diferencial em relação a seus concorrentes?
A FControl é uma empresa que sempre tem uma abordagem completa sobre o gerenciamento de fraudes em transações não presenciais – assim, podemos dizer que o diferencial é exatamente o foco no gerenciamento de risco de fraude em transações de comércio eletrônico e televendas. Além disso, o sistema FControl é o único que usa inteligência artificial com redes neurais em uma base extremamente relevante, puramente de transações de comércio eletrônico e televendas para oferecer o melhor poder de diferenciação entre transações fraudulentas das não fraudulentas. Ao contrário de certas soluções do mercado, nas quais, apenas regras baseadas em histórico passado tentam ‘pegar’ situações futuras, as redes neurais do sistema FControl são atualizadas a cada consulta, modificação, entrada no sistema, novas transações não relacionadas a cada milissegundo permitindo detecção recorde de fraude.

Qual a importância da FControl para o lojista virtual?
O maior motivo da mortalidade dos lojistas que vendem online ou via televendas é a quantidade de fraudes tomadas. Fraudadores estão ficando cada vez mais sofisticados, organizados e audazes. O efeito de comunidade que a internet propicia, permite a multidões de fraudadores trocarem experiências, tentativas, falhas em sistemas e procedimentos em empresas de e-commerce na velocidade do pensamento. A FControl, com seu caráter agregador e colaborativo, permite que esse efeito de comunidade e velocidade da internet seja usado a favor do lojista. Apenas uma tecnologia tão avançada, como a de inteligência artificial do sistema FControl, pode acompanhar as fraudes online no ritmo em que elas são criadas e aplicadas hoje, numa escala que permita um custo acessível para o acesso dessa tecnologia ao lojista.

Qual a importância da FControl para consumidor virtual?
O sistema FControl permite que as lojas fiquem menos expostas ao risco de fraude, que gera vários benefícios para o lojista – gastando menos dinheiro no tratamento de fraudes, a loja pode reverter essa economia em preços mais atraentes para o consumidor virtual. Além disso, tendo mais certeza do consumidor não fraudulento, o atendimento pode ser mais cordial, mais produtivo e mais ágil para o cliente honesto que quer usar de todas as vantagens do comércio eletrônico.

Quantos clientes a FControl detém atualmente? Cite-nos alguns deles.
São milhares de clientes de segmentos super diversos: de Brastemp a OceanAir, de ManiaVirtual a BestShopTV e de Drogasil a CVC Viagens. Sempre a melhor solução no gerenciamento de fraudes em transações de comércio não presencial.

Qual a adaptalidade do sistema para os diferentes segmentos do comércio eletrônico?
A grande beleza dos sistemas de inteligência artificial é exatamente a adaptabilidade perante situações jamais encontradas. A rede neural se adapta a cada novo lojista que entra no sistema. Quando um setor com vetores de risco específico entra no sistema FControl, a própria rede alerta que é preciso realizar um treinamento específico do sistema de inteligência artificial para essa nova loja. Foi o que aconteceu com a entrada da OceanAir: o sistema FControl emitiu um alerta e ajustes adicionais foram providenciados para permitir que a empresa tivesse a máxima eficiência em diferenciação de transações fraudulentas das não fraudulentas de todas as empresas usuárias do sistema FControl.

Quando a FControl foi adquirida pelo Grupo BuscaPé?
No início de 2008.

Com qual finalidade o Grupo BuscaPé fez essa aquisição?
Considerando o importante papel que o BuscaPé tem na indústria de e-commerce, a empresa sempre vem mantendo estudos detalhados do market place onde atua. Ao verificar que muitos lojistas online param de utilizar os produtos e serviços do BuscaPé, pelo fato de precisarem encerrar as atividades depois de uma série de fraudes, achou-se importante que o gerenciamento de risco de fraude se tornasse uma pauta importante nos lojistas participantes desse market place, e a aquisição da FControl foi a resposta a essa necessidade.

Como o mecanismo oferecido pela FControl entra na cadeia do Grupo BuscaPé?
A FControl é coadjuvante no processo de vendas via transações não presenciais, processo imprescindível para a existência do e-commerce. A atuação da FControl completa a presença do Grupo BuscaPé no ciclo de vida dos processos de e-commerce: o BuscaPé tem presença na formação e qualificação de demanda via BuscaPé e BondFaro. Tem presença no pós venda com a propriedade de classificados grátis QueBarato!. Só faltava estar presente no momento de compra, que é garantido pela presença da FControl.

Qual é o custo para o lojista implementar essa ferramenta em sua loja virtual?
Depende muito do fornecedor de soluções para comércio eletrônico que ele utiliza. Se a plataforma que o lojista utiliza já está integrada ao Sistema FControl (são mais de 100 plataformas homologadas e integradas), a instalação é instantânea. A FControl não cobra qualquer tipo de taxa de instalação no momento.

Quais são os próximos desafios a serem conquistados pela FControl?
O risco de fraude é inerente à atividade de comércio via internet e televendas. Um grande desafio é replicar o sucesso do sistema FControl na América Latina.

Alguma outra colocação que você considera importante destacar sobre a FControl?
A abordagem sobre o gerenciamento de risco pode ser ilustrado como a compra de um CD: você o compra por causa de uma música e leva obrigatoriamente as outras 11, 12, 20 músicas junto. É preciso blindar todos os pontos do seu processo operacional contra o risco de fraude. Deixe uma ponta aberta e todo o investimento que você colocou nas outras terão um grande risco de virar pó. A experiência e a tecnologia da FControl podem ajudá-lo a ter certeza de que você tem o melhor a sua disposição para ter mais vendas e mais lucro para você e não para o fraudador.

Fonte: Entrevista concedida a E-Bit

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s