Brasil e mais 64 países promovem nesta terça Dia da Internet Segura

Publicado: 10 de fevereiro de 2009 em Comunidades Virtuais

Nações divulgam práticas de segurança no ambiente virtual. Iniciativa da Comissão Européia teve início em 2004.

Nesta terça (10), o Brasil e mais 64 países promovem o Dia da Internet Segura. Realizado desde 2004 por conta de uma iniciativa da Comissão Européia, o Safer Internet Day acontece sempre em fevereiro, com o objetivo de promover o uso consciente, seguro e responsável da web e de telefones celulares, especialmente entre jovens e crianças.

O Brasil participa desde 2008 da iniciativa. Para a edição de 2009, a Comissão Européia convidou formalmente a organização não-governamental Safernet, que defende os direitos humanos no ambiente virtual, e o Ministério Público Federal de São Paulo para organizarem a data no país.

 A agenda organizada pelas instituições tem sites com orientações sobre segurança, palestras, chats e lançamento de cartilhas de segurança. Na página oficial da iniciativa, há ainda uma seção com diversas informações sobre como navegar de forma segura: ela reúne cartilhas, reportagens na TV, dicas e jogos.

“Os organizadores acreditam que parcerias entre atores institucionais, públicos e privados são fundamentais para garantir o uso positivo dessas novas tecnologias, bem como reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos”, diz o site brasileiro. O objetivo para o Dia da Internet Segura, continua, é promover atividades de conscientização em torno do uso seguro e responsável das novas tecnologias de informação.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s