Google investiga bloqueio de três horas do Gmail

Publicado: 25 de fevereiro de 2009 em Comunidades Virtuais

O Google está investigando as causas do bloqueio do serviço de e-mail Gmail, que hoje deixou milhões de pessoas sem ter acesso à sua caixa de entrada durante mais de três horas.

Um porta-voz do Google procurado pela Agência Efe disse que a empresa ainda busca as causas do problema, e que, quando estes erros ocorrem, costuma demorar 24 horas para saber o que aconteceu.

No blog corporativo do Google, Acacio Cruz, responsável de estabilidade do Gmail, escreveu que os engenheiros da companhia ‘ainda estão investigando’ as causas do bloqueio.

“Sentimos realmente o ocorrido, e fizemos todo o possível para restabelecer o acesso”, acrescentou.

Embora o Google “não esteja feliz com o que aconteceu”, Cruz lembrou que estes bloqueios são ‘incomuns’, e insistiu em que a prioridade do site foi voltar a oferecer seu serviço de e-mail o mais rápido possível.

Quem entrava nas contas do Gmail hoje após o acesso ter sido normalizado descobria que o sistema tinha um sistema que exigia que se introduzissem caracteres em um espaço para seguir a outra página, um teste conhecido como Captcha, usado para determinar se o usuário é humano.

“Por favor, complete este passo extra, só se trata de verificar se você é quem você diz ser”, explicou Cruz.

O Gmail, um dos serviços de e-mail gratuito mais populares do mundo, ficou bloqueado por mais de três horas a partir de 6h30 (de Brasília).

A interrupção do serviço teve um efeito colateral inusitado. Muitos usuários do Gmail sem outras contas de e-mail optaram por se comunicar via redes de relacionamentos sociais na internet como o Facebook ou o microblogging Twitter, que registraram um aumento na atividade.

Fonte: Folha de SP, através da EFE São Francisco.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s