Versão oficial do Internet Explorer 8 será liberada nesta quinta 19/03

Publicado: 19 de março de 2009 em 344631

Expectativa é que Microsoft ofereça o programa no início da tarde. Novidade promete agilizar navegação e oferecer mais segurança.

A Microsoft vai oferecer ainda nesta quinta-feira (19) a versão oficial do Internet Explorer 8, acrescentando funções para agilizar a navegação na web, além de ferramentas de segurança que tornarão o programa mais competitivo. De acordo com a agência de notícias Reuters, o IE8 será liberado às 13h (horário de Brasília) para usuários dos sistemas operacionais Windows XP e Vista.

O lançamento desta quinta – disponibilizado em 25 línguas, inclusive português — será feito depois de cerca de um ano da oferta da versão de testes. A novidade chega para substituir o Internet Explorer 7, que, segundo a empresa de consultoria Janco Associates, tem 72,2% de participação de mercado, seguido pelo Firefox (17,2%), Chrome (2,8%) e Safari (1%).

O IE8, diz a agência de notícias AP, corrige diversos detalhes que geralmente irritam os usuários do IE7, lançado oficialmente em 2006. Uma das mudanças, por exemplo, vai eliminar a necessidade de o internauta copiar informações de uma página e colar esses dados em outra. Isso porque elas poderão ser destacadas e transferidas para outra janela com um único clique, que exibirá em uma janela os “aceleradores” — sites de mapas, e-mail e busca, por exemplo.

Com 'acelerador', internauta transfere endereço diretamente para serviço de mapas. (Foto: Divulgação )

Com 'acelerador', internauta transfere endereço diretamente para serviço de mapas. (Foto: Divulgação )

 

Com a utilização da ferramenta, o usuário poderá acrescentar novos “aceleradores” que refletem seus hábitos de navegação. Isso vai facilitar a vida do internauta, por exemplo, quando ele quiser encontrar o endereço de um restaurante, buscar uma celebridade no Google, descobrir o significado de uma palavra desconhecida na Wikipedia, compartilhar uma história via e-mail, Twitter ou Facebook.

 

Segurança

Um filtro chamado SmartScreen promete proteger o usuário contra a instalação de códigos maliciosos que comprometem os dados, privacidade e identidade, além de causar danos ao computador. A novidade – que pode ser desativada – mostra uma tela de advertência quando o internauta acessar um site que não é considerado seguro. Ele pode optar por voltar à página inicial de seu navegador ou continuar a explorar aquele endereço.

Tela adverte usuário quando ele tentar entrar em site que não é considerado seguro. (Foto: Divulgação )

Tela adverte usuário quando ele tentar entrar em site que não é considerado seguro. (Foto: Divulgação )

 Outro recurso de segurança, chamado Domain Highlighting, facilita a visualização de um endereço de internet – o objetivo é dificultar a ação de hackers, que sugerem a visita a sites maliciosos, onde o usuário pode infectar involuntariamente seu computador. Essa ferramenta coloca o nome de domínio em negrito, para destacar qual a página visitada, como mostra a imagem abaixo.

Endereço do site visitado aparece em negrito, para evitar golpes em que piratas levam vítimas em potencial a páginas fraudulentas. (Foto: Divulgação )

Endereço do site visitado aparece em negrito, para evitar golpes em que piratas levam vítimas em potencial a páginas fraudulentas. (Foto: Divulgação )

 

Assim como já acontece com o Chrome, do Google, o novo Internet Explorer tem uma funcionalidade que garante a privacidade do internauta durante a navegação. Trata-se de uma janela especial – chamada InPrivate Browsing, no caso da Microsoft –, que não armazena qualquer informação no histórico. Esse recurso é útil para visitar serviços que exigem senhas (e-mail ou redes sociais, por exemplo) em computadores públicos.

 

Fonte: G1 * Com Associated Press e Reuters

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s