Definição de Confiança: Vertrauen, Zuversicht confidence,tru

subst f confiança [kõfi’ɐ̃sɐ]

1 crença na honestidade de alguém

ter confiança em alguém

2 segurança em si próprio

3 esperança

ter confiança no futuro

auto-confiança
confiança em si próprio

 

Definição de Confiabilidade:

Em geral, Confiabilidade (definição sistêmica) é a capacidade de uma pessoa ou sistema de realizar e manter seu funcionamento em circunstâncias de rotina, bem como em circunstâncias hostis e inesperadas.

Confiabilidade é a probabilidade de um ítem desempenhar uma função, sob condições específicas, de forma adequada, como previsto no projeto, durante um período de tempo pré-determinado.

Confiabilidade também está associada a garantia de execução de funcionalidades sistêmicas para atender requisitos não-funcionais.

A Engenharia de Confiabilidade é um campo específico no estudo de sistemas e seu funcionamento.

Porque abordamos esse tópico hoje? Simples pois as duas palavras em nosso dicionário nos remetem a coisas distintas mas que ao mesmo tempo andam em paralelo para o mundo de vendas online nos dias de hoje.

O Consumidor Online hoje está muito mais seguro do que deseja em uma loja virtual, ele sabe o que lhe agrada e o que não lhe agrada. Sabe levantar dados da empresa. Sabe em muitos casos hoje me dia só de olhar e saber se aquela empresa veio para ficar.

O Brasileiro está cada vez mais aderindo ao mundo de compras online, visto que no último levantamento da E-Bit 2008 teve um crescimento de 30%. Isso se dá hora por conta de falta de tempo de ir a uma loja física, hora por conta de não precisar pegar filas em estacionamentos de Shoppings, e hora até mesmo por medo de sair de casa.

Portanto hoje as definições Confiança e Confiabilidade se encaixam como uma luva para o lojista de internet. Porque? Porque somente oferecendo essas duas palavrinhas você poderá contar com que seu cliente entre em sua loja e efetivamente compre o seu produto.

Esses dias estive em um cliente e ele me mostrou um relatório que quase caí da cadeira ao vê-lo. Ele estava tendo uma média de 800 acessos únicos diários, mas nenhuma venda. Todos sabemos que não existem fórmulas mágicas para reverter esses número todos em vendas. Mas por outro lado 800 acessos únicos e nenhuma venda é um desperdício total.

De posse dessas informações e ainda ao lado de nosso cliente entramos em seu site para simular uma compra.

Qual a nossa surpresa?

1.    Não havia nenhum selo de segurança a qual loja pertencia;

2.    O cliente ao entrar com os seus dados não aparecia o Cadeado de Segurança – SSL (Security Socket Layer);

3.    No navegador não apareceria antes do domínio o HTTPS;

4.    A Loja somente vendia por depósito bancário e SEDEX à Cobrar;

5.    Não havia sistema de rastreamento de mercadorias;

6.    Não havia visível as políticas de Troca & Devolução, Formas de Pagamento e Envio;

Em resumo, a pergunta a nosso cliente foi:

– Qual a Confiabilidade que sua loja está passando para seu consumidor na hora de comprar?

– Você teria a Confiança de colocar seus dados pessoais como CPF, RG em uma loja dessas?

Bom todos sabemos a resposta correto?

Por isso ao desenvolver sua loja virtual, pense sempre nessas duas palavrinhas, CONFIABILIDADE e CONFIANÇA, pois a primeira você tem que passar e mostrar a seu cliente e a segunda somente se “Conquista e não se Compra”

Por Robson Tavarone –  Web Solutions Manager, Agência Vibe

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