Mercado online também conquista novos consumidores

Publicado: 26 de março de 2009 em Comércio Eletrônico (E-commerce), Como montar loja virtual, E-commerce, e-commerce

O mundo da internet também já faz parte da vida dos incluídos nas classes C e D. Empresas dedicadas à venda de produtos pela rede mundial tentam entender os hábitos de consumo dos ‘e-consumidores” (consumidores via internet) de baixa renda.

Pesquisa realizada pela e-bit e o Instituto Análise junto a consumidores com renda familiar de até R$ 1.000, apontou que a maioria dos eletroeletrônicos requisitados via internet, por exemplo, são televisores em cores e aparelhos celulares.

Por outro lado, aparelhos mais caros, como notebooks e TV”s LCD têm ainda baixo interesse para esse grupo de consumidores.

Perspectivas

O diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, ressalta que 29% do total dos ‘e-consumidores” de baixa renda declaram que pretendem adquirir um notebook nos próximos seis meses, 22% pretendem comprar uma TV LCD, e 26% pretendem adquirir uma câmera digital – produtos objeto de desejo a curto prazo para o segmento.

Para estimular este mercado, as lojas virtuais apostam em facilidade de crédito e promoções. “Diferente de alguns anos atrás, hoje, o acesso ao cartão de crédito possibilita que consumidores da baixa renda adquiram produtos que antes era impossível. Com o cartão, a pessoa passa a ter um financiamento cujas parcelas mensais cabem no bolso. E, na hora da compra, isso é o mais importante”, explica Guasti.

Tendência

Para ele, a tendência é que as classes sociais baixas continuem crescendo no mercado consumidor, principalmente depois da alta do salário mínimo, afinal, em 2008, a baixa renda representou cerca de 40% do total das compras feitas pela internet.

Fonte: Diário do Grande ABC

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s