O uso do vídeo no comércio eletrônico

Publicado: 9 de novembro de 2009 em 344631

Outro dia recebi um e-mail do meu amigo Diego Martins, consultor em marketing de varejo e sócio da Bdebrasil, uma empresa que tem um modelo inovador de representação comercial, que une marketing, publicidade e distribuição, e que está fazendo muito sucesso, representando empresas no Nordeste.

O texto trata do uso do videocast nos sites de comércio eletrônico, e serve de inspiração para aqueles que buscam algo inovador para ajudar na divulgação de suas lojas virtuais. Segue o texto :

Uma das melhores palestras que eu assisti no eComXPo 2009 foi a palestra sobre Video Commerce feito por David Witzig, Diretor de Marketing e Vendas Online da ShopNBC.tv

A ShopNBC.tv é uma operação de comércio eletrônico pioneira na utilização de vídeos no ecommerce. Eles foram a primeira grande operação a adotar a utilização de vídeos no comércio eletrônico.

Até hoje é muito difícil você encontrar uma operação de comércio eletrônico utilizando vídeos para vender, educar, promover os produtos da loja. Mesmo as operações de venda por catálogo, que têm um pé na televisão, não conseguem replicar os vídeos na internet.

A ShopNBC praticamente inventou o conceito de V-Commerce, ou Vídeos no Ecommerce quando surgiu alguns anos atrás nos EUA. Depois de cinco anos usando pesadamente v-commerce, eles descobriram algumas coisas (óbvias):

  1. Vídeos de produtos orientados para vendas têm uma capacidade enorme de aumentar as vendas de um produto na web.
  2. A produção e a gestão do conteúdo em vídeo são os grandes obstáculos para a geração dos vídeos para comércio eletrônico.

ShopNBC é um operação de vendas multi-canal. Eles têm um canal de vendas e o web site de comércio eletrônico. O site ShopNBC é responsável atualmente por 32% das vendas do canal. A loja funciona 24×7 em streaming ao vivo pela internet. O player deles na internet é fascinante. Verdadeiramente único. Navegação clara. Todo tipo de comandos para incentivar e ajudar os clientes a comprar.

Hoje o ShopNBC.tv tem mais de sete mil vídeos de produtos à disposição dos visitantes do site. Realmente único em toda a internet.

Para incrementar a exposição dos vídeos, eles ainda têm canais no YouTube, GoogleVideos, Facebook e Sindicalização no Adobe Media Player.

David Witzig acredita – e eu também – que o v-commerce via social media será a próxima grande coisa no universo do comércio eletrônico. Sem falar, claro, da própria loja completamente redesenhada para acomodar a linguagem dos vídeos.

Você já vê a presença de v-commerce com pegada de social media no YouTube, onde centenas de pessoas usam seus canais pessoais para mostrar vídeos caseiros onde demonstram expontaneamente a sua opinião sobre os produtos que amam ou odeiam.

Vídeo é definitivamente a próxima aplicação matadora que você precisa ter no seu web site de comércio eletrônico.

Concorda?

 

Matéria escrita por:

Claudio Torres é escritor, palestrante e consultor em Marketing Digital e Mídias Sociais. Graduado em Engenheira Eletrônica pelo ITA, com Mestrado em Sistemas pela USP e pós-graduação em Marketing na Suécia. http://www.claudiotorres.com.br

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s