O ticket médio ou TM é um indicador básico do desempenho de vendas, ou seja, uma média. Esse número é obtido através da divisão do volume de vendas, em um determinado período, pelo número de pedidos feitos. Por exemplo, se você fez em um mês, mil vendas e faturou R$30 mil, é apenas dividir um valor pelo outro. Assim, seu ticket médio é de R$30,00.

O aumento do ticket médio, numa loja virtual, pode ser buscado através de duas formas: fazendo com que seu cliente compre mais, de você e ainda fazendo com ele compre mais no momento em que já está dentro da loja. Supondo que seu ticket seja de R$30,00 é interessante que você faça uma promoção que o atraia a superar esse valor. Por exemplo: “A cada R$35,00 em compras, você concorre a uma cesta de produtos cosméticos da marca tal…”, ou “A cada R$40,00 em compras, Frete Gratis…”

Dessa maneira, cria-se uma motivação para a compra. Essa ação induzirá o cliente a fazer compras com um adicional buscando chegar ao patamar de premiação. Contudo, é importante que se saiba a média correta da sua loja, pois, corre-se o risco de estipular um valor alto demais, e ninguém aderir, ou baixo demais, ao ponto de não expressar nenhuma diferença aos dados anteriores.

Há ainda, duas ferramentas das lojas virtuais que podem facilitar o aumento do ticket médio: o “Up-Selling”- estratégia na qual o site sugere um adicional para o produto que está sendo comprado, por exemplo, “Na compra de outro desodorante, você paga 50% do valor”, e o “Cross-Selling”- estratégia de sugestão de produtos complementares à compra que está sendo feita: “Compre também essa linda capa para proteger seu Mp10”. Para isso, é importante ficar atento para que o sistema não sugira itens errados nem muitos itens, ou seja, é preciso mostrar apenas o que é relevante ao cliente.

Enfim, para aumentar o ticket médio de sua loja virtual, é indispensável que se mantenha o foco no cliente: o que ele está comprando, quanto ele está gastando e o quanto ainda pode gastar; não o confundindo na hora de fechar a compra, mas auxiliando-o para que compre mais, aproveitando as promoções e vantagens oferecidas por você.

Fonte: Redação Dotstore

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