Serviço agrega ofertas de sites de compras coletivas em um só lugar

Zipme explora profusão dos sites de ofertas no Brasil para oferecer ao internauta um ponto único de informação sobre as opções de consumo.

Foi só a onda dos sites de compras coletivas se agigantar para que surgisse no Brasil um novo serviço: os agregadores de ofertas. Um dos primeiros a estrear é o Zipme. Inaugurado há menos de um mês, o site afirma já superar os 20 mil visitantes diários e tem uma base de e-mails que cresce com 1.500 nomes ao dia.

O interesse se justifica. A função do Zipme é ajudar o consumidor online a descobrir as ofertas mais relevantes, seja em função do valor do desconto – que pode chegar a 90% -, seja pela localização do estabelecimento. Dessa forma, em vez de receber uma dezena de e-mails com as promoções de cada site, ele receberá apenas um – e voltado para a cidade em que mora. As ofertas também ficam expostas no site.

“O Zipme foi uma grande surpresa”, admite o diretor do site, Guilmerme Wrockawski, que também criou, com o publicitário Heitor Chaves, o site de compras coletivas Coletivar. “Inauguramos o Zipme em 1.º de julho e já reunimos cerca de 30 ofertas por dia. Quanto mais concorrentes aparecem, mais interessante fica o site.”

Tendência
O surgimento do Zipme segue uma tendência já consolidada nos Estados Unidos – e que tem atraído a atenção de donos de capital de risco. Em 30/6, um desses agregadores – o Yipit, de Nova York – recebeu um aporte de 1,3 milhão de dólares de investidores. O Yipit reúne ofertas de 90 sites americanos de compras coletivas.

Atualmente o Zipme reúne, em sua lista, as ofertas de 12 sites de compras coletivas (como Coletivar, Wego!, Clickon, Peixe Urbano, City Best, Imperdível, Oferta X, Clube Urbano e Oferta Única) e seis clubes de compra (como Brands Club, Privalia, Coquelux, Super Exclusivo e BCBlue).

Combinadas, essas lojas cobrem 13 cidades – e mais sites estão por vir, sugere Wroclawski. “Há mais de uma dezena de sites de compras coletivas para entrar em operação nas próximas semanas”, revela o diretor, que diz ser procurado diariamente por novos empreendedores do ramo.

Para o diretor, a junção, num mesmo site, de ofertas de compras coletivas com as dos clubes de compra é interessante, por serem complementares. A diferença entre as duas é que as compras coletivas se concentram em serviços, enquanto os clubes de compra têm-se especializado em produtos, especialmente moda.

Toque feminino
Curiosamente, a maioria das ofertas é voltada para mulheres, mas isso não ocorre por acaso. “O mercado mostra que 70% das pessoas que efetuam a compra são mulheres”, explica Wroclawski. A proporção contrasta com o equilíbrio sugerido pelo cadastro de e-mails do Zipme, onde 60% são mulheres e 40%, homens.

Explica-se, assim, a predominância de produtos e serviços voltados para o público feminino. “Promoções de massagens e cuidados com cabelos sempre vão existir, assim como descontos em restaurantes”, diz o diretor. “Eles são os carros-chefes das ofertas. A tendência é que ninguém saia para jantar em um restaurante sem antes checar as ofertas online.”

E como o Zipme ganha dinheiro? “O site tem duas frentes de monetização”, explica Guilherme Wroclawski, diretor do site. “Uma é a venda de espaço publicitário. Outra é a cobrança pelo fluxo direcionado ao site de compras.” Nesse modelo, os sites que não aderirem ao sistema continuarão a ter suas ofertas listadas, porém com menos destaque.

Por isso mesmo, Wroclaswski diz não conseguir definir metas. “Qualquer estimativa dependeria do volume do mercado”, explica. “Mas acreditamos que, passada a fase de consolidação do mercado, chegaremos ao fim de 2010 com cerca de 30 sites”, aposta.

Fonte: IDG Now – Escrito por: Robinson dos Santos editor-assistente do IDG Now!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s