Serviço agrega ofertas de sites de compras coletivas em um só lugar

Publicado: 4 de agosto de 2010 em comparador de preço
Tags:, , , ,

Zipme explora profusão dos sites de ofertas no Brasil para oferecer ao internauta um ponto único de informação sobre as opções de consumo.

Foi só a onda dos sites de compras coletivas se agigantar para que surgisse no Brasil um novo serviço: os agregadores de ofertas. Um dos primeiros a estrear é o Zipme. Inaugurado há menos de um mês, o site afirma já superar os 20 mil visitantes diários e tem uma base de e-mails que cresce com 1.500 nomes ao dia.

O interesse se justifica. A função do Zipme é ajudar o consumidor online a descobrir as ofertas mais relevantes, seja em função do valor do desconto – que pode chegar a 90% -, seja pela localização do estabelecimento. Dessa forma, em vez de receber uma dezena de e-mails com as promoções de cada site, ele receberá apenas um – e voltado para a cidade em que mora. As ofertas também ficam expostas no site.

“O Zipme foi uma grande surpresa”, admite o diretor do site, Guilmerme Wrockawski, que também criou, com o publicitário Heitor Chaves, o site de compras coletivas Coletivar. “Inauguramos o Zipme em 1.º de julho e já reunimos cerca de 30 ofertas por dia. Quanto mais concorrentes aparecem, mais interessante fica o site.”

Tendência
O surgimento do Zipme segue uma tendência já consolidada nos Estados Unidos – e que tem atraído a atenção de donos de capital de risco. Em 30/6, um desses agregadores – o Yipit, de Nova York – recebeu um aporte de 1,3 milhão de dólares de investidores. O Yipit reúne ofertas de 90 sites americanos de compras coletivas.

Atualmente o Zipme reúne, em sua lista, as ofertas de 12 sites de compras coletivas (como Coletivar, Wego!, Clickon, Peixe Urbano, City Best, Imperdível, Oferta X, Clube Urbano e Oferta Única) e seis clubes de compra (como Brands Club, Privalia, Coquelux, Super Exclusivo e BCBlue).

Combinadas, essas lojas cobrem 13 cidades – e mais sites estão por vir, sugere Wroclawski. “Há mais de uma dezena de sites de compras coletivas para entrar em operação nas próximas semanas”, revela o diretor, que diz ser procurado diariamente por novos empreendedores do ramo.

Para o diretor, a junção, num mesmo site, de ofertas de compras coletivas com as dos clubes de compra é interessante, por serem complementares. A diferença entre as duas é que as compras coletivas se concentram em serviços, enquanto os clubes de compra têm-se especializado em produtos, especialmente moda.

Toque feminino
Curiosamente, a maioria das ofertas é voltada para mulheres, mas isso não ocorre por acaso. “O mercado mostra que 70% das pessoas que efetuam a compra são mulheres”, explica Wroclawski. A proporção contrasta com o equilíbrio sugerido pelo cadastro de e-mails do Zipme, onde 60% são mulheres e 40%, homens.

Explica-se, assim, a predominância de produtos e serviços voltados para o público feminino. “Promoções de massagens e cuidados com cabelos sempre vão existir, assim como descontos em restaurantes”, diz o diretor. “Eles são os carros-chefes das ofertas. A tendência é que ninguém saia para jantar em um restaurante sem antes checar as ofertas online.”

E como o Zipme ganha dinheiro? “O site tem duas frentes de monetização”, explica Guilherme Wroclawski, diretor do site. “Uma é a venda de espaço publicitário. Outra é a cobrança pelo fluxo direcionado ao site de compras.” Nesse modelo, os sites que não aderirem ao sistema continuarão a ter suas ofertas listadas, porém com menos destaque.

Por isso mesmo, Wroclaswski diz não conseguir definir metas. “Qualquer estimativa dependeria do volume do mercado”, explica. “Mas acreditamos que, passada a fase de consolidação do mercado, chegaremos ao fim de 2010 com cerca de 30 sites”, aposta.

Fonte: IDG Now – Escrito por: Robinson dos Santos editor-assistente do IDG Now!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s