O E-commerce e sua Logística

Publicado: 10 de março de 2009 em Comércio Eletrônico (E-commerce), Como montar loja virtual, E-commerce, e-commerce, Links Patrocinados

Muitos Lojistas se pergunta após montar sua loja virtual qual o próximo passo?

Portanto para o melhor desempenho de sua loja virtual, desenvolvemos um Fluxograma de pedidos ao qual irá facilitar e muito sua vida com suas vendas online.

Antes de mais nada, mesmo que sua loja seja pequena e iniciante e somente tenha você como funcionário você precisa criar um Fluxo Departamental.

O que é isso? Nada mais é do que você mesmo que sozinho ou não criar departamentos, para que suas operações fiquem o mais organizadas possíveis. A nossa dica é a criação dos seguintes departamentos:

·         Recepção ou Comercial;

·         Financeiro;

·         Compras;

·         Estoque;

·         Expedição;

·         Pós-Venda;

Após a criação desses departamentos você vai criar para cada um deles um fluxo para o seu pedido de vendas. O que indicamos como a melhor forma do bom andamento de seu pedido é a seguinte:

Recepção ou Comercial:

1.    Entrada do pedido na Loja;

2.    Breve análise do pedido. (Ex.: Nome preenchido, com endereço completo);

3.    Pedido é Válido dar andamento;

4.    Pedido é inválido (Sem dados cadastrais) – Cancela-se o Pedido;

Financeiro:

Análise de crédito desse pedido. Nessa etapa temos algumas sub-divisões:

·         Pedido por Depósito Bancário – Confirma-se o depósito em conta corrente e dá andamento ao mesmo. Em caso de não pagamento o Praxe é aguardar até 05 dias após a data da entrada do pedido para cancelamento, sendo que ao 3° dia recomenda-se enviar um e-mail de cobrança do mesmo, caso o mesmo não tenha sido efetuado até o 5° dia útil após a compra, cancela-se no sistema.

·         Boleto bancário o mesmo critério acima, sendo que nesse caso confirma-se a conta corrente confrontando a entrada em conta com o número do pedido. E o cancelamento deste o Praxe é de 07 dias úteis após a compra.

·         Cartões de Crédito: Recomendamos usar sistemas hoje próprios para checagem de dados que usam inteligência artificial como Fcontrol ou ClearSale, com isso você pode escapar de Fraude em sua loja. Após essa análise, aprova-se ou não o Pedido. Em caso de “aprovação”, comumente entra-se no site das operadoras e se faz a captura da mesma, e assim se dá andamento ao Pedido. Já em caso de “Suspeita” de Fraude o Praxe é solicitar ao cliente os seguintes documentos: Cópia da Frente da Fatura do Cartão, Cópia do CPF e do RG, e de preferência que os mesmos não sejam Scaneados e sim Fotocópias. Ainda assim se persistir a dúvida, recomenda-se o cancelamento da compra.

·         PagSeguro da UOL ou Pagamento Digital: Confirma-se em sua área personalizada se a compra foi liberada e dá o andamento correto ao pedido;

Compras:

Muitas lojas virtuais hoje não trabalham com estoque físico, e não por motivos de querer lesar o cliente, mas sim para não ficar com mercadoria “encalhada”, pois a internet é um meio de venda muito diferente do físico, e o investimento em altos estoques é prejuízo na certa. No mínimo dinheiro empatado.

Por tanto nessa hora é quando os lojistas fazem a compra do material vendido para a remessa dos mesmos. Grandes corporações fazem parcerias com os fabricantes as mercadorias saem diretamente da fábrica para o cliente.

Quando em alguns casos já se tem o estoque, essa etapa é pulada diretamente para a Logística.

Estoque e Expedição:

Quando da mercadoria em estoque ou da chegada do mesmo, é separa por essa área o material destinado exclusivamente para cada pedido.

Essa hora deve-se não menos que as outras ter muita atenção, pois uma mercadoria postada errada, é prejuízo na certa, pois se tem que pagar o frete para o RECEBEDOR devolvê-la e novo frete para REMETER novamente a mercadoria correta.

Por tanto nesse caso, recomendamos que o mesmo seja sempre antes de ser enviado revisado para que não ocorra remessa errada, ou até mesmo falta de remessa e acha-se que a mesma foi remetida ao cliente. Ou ainda pior, enviar duas mercadorias ao mesmo cliente. (Digo isso por experiência própria, tive um funcionário novo que fez isso por duas vezes).

Pós-Venda:

Após o rastreamento da mercadoria enviada ao cliente. (Sim recomendamos que tenha o mesmo trabalho que o cliente para que caso a mercadoria seja extraviada, se remeta outra no menor tempo possível para o cliente sem que em muitos casos ele nem perceba, depois você se atribui dos seus direitos juto a empresa de postagem). Por praxe é ideal que se envie um e-mail informando ao cliente da entrega do mesmo e solicitando ao cliente que o mesmo “Opine” sobre a experiência em comprar em sua loja junto a órgãos como Ebit ou Buscapé, que possuem espaço justamente para isso. Para que dessa forma outros clientes possam ver como sua loja é de alta credibilidade e se preocupa com seus clientes.

Com isso fica aí nosso dica de como proceder após a entrada de seu primeiro, e muitos outros pedidos em sua loja.

Qualquer dúvida ficamos a inteira disposição.

Por: Robson Tavarone – Web Solutions Manager – Agência Vibe

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